Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Há petróleo branco em Portugal

O lítio que existe por cá tem a pureza necessária para o fabrico de baterias e para a indústria da cerâmica. Esperemos que não apareçam por aí umas petições contra a exploração do lítio .

A Europa está a avançar com as gigafábricas de produção das baterias para os carros eléctricos assim fazendo concorrência à americana Tesla. A Alemanha já deu o tiro de partida .

De acordo com um comunicado divulgado pela empresa nesta segunda-feira, 29 de Maio, os testes mostram que pode ser possível produzir carbonato de lítio - um dos elementos usados na produção das baterias eléctricas com aplicação em automóveis - com um grau de pureza de 99,97% a partir da petalite extraída naquela prospecção em Trás-os-Montes.

Este facto "reduz o risco de desenvolvimento" do projecto daquela empresa em Portugal, que pretende tornar-se num fornecedor sustentável de lítio da Europa.
 
"Com a confirmação de que pode ser produzido carbonato de lítio a partir da petalite de Sepeda, tal como esperado, este é outro passo importante para o objectivo estratégico de nos tornarmos num fornecedor sustentável de produtos de lítio para o florescente mercado europeu," afirma o CEO da Dakota, David Frances, no comunicado.
 
Agora esperemos que o estado dê corda aos sapatos, facilitando .
 

wm.jpg