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BandaLarga

as autoestradas da informação

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Actual Portela e Montijo "low cost"

Dinheiro do contribuinte : Se no livro é António Mexia, administrador do BES Investimento entre 90 e 98 , a quem é "atribuída a paternidade das parcerias público-privadas", Ricardo Salgado é visto como um dos seus principais impulsionadores, defensor assumido dos grandes investimentos do Estado, incluindo o comboio de alta velocidade e novo aeroporto de Lisboa, para o qual o BES chegou a integrar um consórcio em 2008 para um concurso público que nunca chegou a realizar-se.

Dinheiro privado : ANA quer a base do Montijo para os voos "low cost" e anda a discutir o projecto com a TAP. Os voos "low cost" só praticam baixos preços porque entre outras coisas deixam os passageiros em aeroportos de segunda ou de terceira, longe dos centros das cidades, obrigando os passageiros a deslocarem-se no metropolitano ou em transporte próprio para o centro. A base do Montijo está do outro lado do rio, com duas pontes a amarrá-la a Lisboa. Com esta solução, o aeroporto da Portela ganha mais capacidade para os voos normais e de negócios que precisam de um aeroporto dentro da cidade, e atira a construção do novo aeroporto para daqui a vinte anos. É a diferença entre a megalomania de quem nunca é chamado à responsabilidade  e a rentabilidade exigida a quem investe o seu próprio dinheiro.